Conhecida como Cidade do Sol, Natal é a capital que possui o maior número de dias com sol do país. Seu clima tropical passa a impressão de que a estação do verão dura por todo o ano.
As temperaturas se mantêm altas durante os 12 meses. Dunas, praias exóticas, brisa suave e muitas opções de lazer; tudo isso com o ar mais puro das Américas.
A Arena das Dunas foi entregue à população de Natal no dia 31 de dezembro de 2013, e teve seu jogo de futebol inaugural no dia 26 de janeiro de 2014, com dois jogos pela Copa do Nordeste. Em junho de 2014, recebeu a Copa do Mundo FIFA. É a 3ª melhor avaliada entre as arenas da Copa em pesquisa do portal UOL abordando itens como alimentação, acesso, voluntários, funcionamento do celular, segurança e limpeza/conforto. A arena recebe não somente eventos esportivos, como também eventos particulares ou corporativos, grandes shows e encontros nacionais e internacionais.
Se você deseja conhecer o Parque das Dunas, o Bosque dos Namorados é o portão de entrada.
Possui aproximadamente 7 hectares, com 1.300 árvores representando 50 espécies nativas da mata atlântica, onde ocorrem atividades de educação ambiental, ecolazer, ecoturismo e pesquisas científicas.
No Bosque dos Namorados, o visitante tem acesso a informações das potencialidades do Parque das Dunas que possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da cidade de Natal.
As trilhas e caminhadas foram planejadas de forma harmoniosa com o meio ambiente e com os objetivos e metas de proteção dos recursos naturais.
Também conhecido como Casarão, este antigo presídio tornou-se, há vários anos, local de manifestações artísticas e culturais após ser restaurado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Suas dependências foram adaptadas para diversos tipos de serviços de apoio turístico, como lojas de artesanato, galerias de arte, teatro, restaurantes etc.
De lá, também pode-se ter uma vista panorâmica das praias urbanas.
Construído em 1951 e localizado de frente para a Via Costeira no alto do bairro de Mãe Luíza, o Farol que leva o nome da parteira que deu origem também ao bairro, possui 37 metros e lanterna com alcance de 39 Milhas Náuticas (72,3km).
De seu alto pode-se ter uma visão panorâmica desde a Praia de Genipabu até Ponta Negra, sendo uma boa opção para quem busca belas imagens de Natal.
Marco da colonização portuguesa no Estado, teve sua construção iniciada em 1598. Está localizada nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com a foz do Rio Potengi.
Foi ocupada pelos Holandeses entre 1633 e 1654, época em que hospedou o príncipe Maurício de Nassau.
Heróis como Felipe Camarão e o líder do movimento republicano de 1817, André de Albuquerque Maranhão, também estiveram lá. Além da história, a beleza da Fortaleza e a vista que ela proporciona, são únicas.
É um museu mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que abriga e preserva espécimes naturais da costa brasileira.
Localizado na praia de Mãe Luiza, o museu encanta potiguares e turistas com seu belo visual e sua estrutura, com formas marinhas diversas.
Tem esse nome por ser uma área com falésias vermelhas que, iluminadas pelos raios solares ao amanhecer, lembravam labaredas de fogo para os antigos pescadores da região.
Local desenvolvido para ser o Centro de Lançamento de Foguete pela proximidade com o equador magnético. Já foram lançados mais de dois mil foguetes, além de fazer rastreamento de engenhos aeroespaciais, coletar e realizar o processamento de suas cargas úteis e realizar testes e experimentos de interesse da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial.
O local está aberto à visitação pública, de segunda a sexta-feira.
Após seguir pela rota do sol em direção às praias do Sul, a primeira praia que se encontra é a de Cotovelo.
Tranqüila, é um espetáculo a parte devido ao delicioso banho de mar e à falésia que pinta seu horizonte em um tom laranja.
Plantado em 1888 por um pescador da região, o crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas.
Seu crescimento é desenvolvido para os lados e após tocar no chão, os galhos alcançam o solo criando raízes e crescendo novamente. Localizado na Praia de Pirangi, a árvore cobre uma proximidade de 7.500 m² com um perímetro de aproximadamente 500 m.
Produz cerca de 80 mil frutos por ano, que podem ser colhidos pelos próprios visitantes. É possível visitar o local todos os dias da semana com alguns guias que falam inglês e espanhol.
A presença de uma barreira de recifes próxima à costa, proporciona um mar calmo de águas transparentes, ideais para mergulho propiciando um gostoso banho de mar.
As condições do vento são ideais para a prática do kitesurf. Fácil acesso às belas dunas que a rodeiam, boas para a prática sandboard e contemplar um lindo pôr-do-sol.
Ao chegar nessa charmosa praia localizada logo após a praia de Búzios, tem-se a oportunidade de parar no mirante dos golfinhos e ter a chance de avistar os golfinhos que aproveitam as águas brandas proporcionadas pela sombra das falésias.
A praia abriga ainda a Lagoa de Arituba, uma jóia rara encravada entre dunas e que compõe uma das mais belas paisagens do litoral sul.
Distante 35 Km de Natal, no município de Nísia Floresta, a Lagoa de Arituba é uma ótima opção para banho.
Conta com estrutura de restaurantes e diversões, como pedalinhos e caiaques.
Com uma boa estrutura para visitação, a Lagoa do Carcará está localizada próximo ao município de Nísia Floresta/RN; possui ainda uma bela cachoeira com queda d’água de 8 metros.
Uma deliciosa praia de nosso litoral, onde o banho de mar e o entretenimento do passeio proporcionam um dia agradável aos visitantes, principalmente quando a maré está alta, oferecendo um banho de mar muito prazeroso.
Além de mergulhar em piscinas naturais formadas pelos arrecifes, você poderá conhecer a Gruta da Pedra Oca e a Lagoa de Arituba.
Formada pelo encontro do rio com o mar, separando Malembá de Tibau do Sul, a Lagoa de Guaraíra oferece uma visão sedutora.
Possuindo ainda a travessia de balsa que proporciona momentos inesquecíveis com toda a exuberância em sua paisagem.
Santuário de Golfinhos, Tibau do Sul é um dos municípios mais encantadores do litoral Sul Potiguar.
Preserva ainda Mata Atlântica e falésias, além de belas lagoas e do Oceano Atlântico ao seu redor.
Eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas do Brasil, a Praia da Pipa concilia a beleza das enseadas e falésias à infra-estrutura; lojinhas de artesanato, bares e restaurantes.
É famosa pelas suas caminhadas pelo Santuário Ecológico, por ser a Meca dos surfistas Potiguares e por sua noite "caliente", freqüentada por turistas do mundo inteiro.
Distante de Natal cerca de 95 km pela BR-101, até a cidade de Canguaretama, encontra-se a praia de Barra de Cunhaú.
Aqui se tem a oportunidade de realizar um lindo passeio de balsa pelo Rio Cunhaú, para conhecer a flora e fauna dos mangues (habitat dos caranguejos).
Depois, é só fazer uma parada numa praia deserta na outra margem do rio.
Praia de beleza incontestável onde se pode observar a famosa Mata Atlântica, que aqui recebe o nome de "Mata da Estrela", com suas raras espécimes vegetais, das quais são extraídas essências para a fabricação de perfumes.
Também pode-se desfrutar de uma lagoa de águas cristalinas, chamada de Lagoa de Coca-Cola e um mar de imensa beleza.
A praia de Genipabu é parada obrigatória para os turistas que fazem passeios de buggy. As belíssimas dunas prometem fortes emoções: manobras radicais, lagoas com "aerobunda" e "esquibunda" e passeios em cima de dromedários.
Visual deslumbrante, esse local que é um dos mais conhecidos cartões postais do litoral do Rio Grande do Norte.
A praia oferece uma paisagem inigualável de barcos pesqueiros e coqueirais. O cenário mostra que Pitangui é uma área de resistência no litoral norte-riograndense, pois nem os veranistas conseguiram invadi-la e tirar o glamour da pesca.
Suas lagoas, com destaque para a Lagoa de Pitangui, merecem uma visita. Entre Pitangui, a praia de Jacumã e a Lagoa de Pitangui há outra atração aguardando o visitante: a Cachoeirinha, com águas límpidas, rasas e bem relaxantes.
Sinônimo de tranqüilidade, a praia de Jacumã abriga, em abundância, belas dunas e lagos.
Encanta não só por sua beleza como também pela tranqüilidade de suas águas, que proporcionam agradáveis banhos e mergulhos.
Para quem está fazendo passeio de buggy, a Lagoa de Jacumã, no meio das dunas, é parada imperdível onde se pode descer à duna em uma espécie de “teleférico” para tomar banho na lagoa.
Dunas, coqueiros, jangadas e pequenos barcos ancorados no mar são o cenário de Muriú.
Além disso, pode-se ainda fazer uma visita aos bancos de corais que formam piscinas naturais, tornando-se um ótimo ambiente para a prática do mergulho.
A praia de Maracajaú é um dos pontos turísticos mais procurados do Rio Grande do Norte. Comparada ao Caribe e Tahiti, em revistas internacionais.
O motivo está exatamente a sete quilômetros da costa, onde está localizada a formação de corais, com 13 quilômetros quadrados de área, que os nativos chamam de "parrachos". Ideal para o mergulho com snorkel ou simplesmente para um delicioso banho em águas transparentes, com possibilidade de nadar rodeado de pequenos peixes.
Os parrachos são uma formação de corais que na maré baixa afloram à superfície. Em média, a profundidade na área varia até dois metros. Além dos parrachos, a região de Maracajaú tem dunas e muitas lagoas que proporcionam relaxantes banhos em suas águas límpidas.
Punaú é uma reserva de turismo situada a 86 Km de Natal. Compreende a região de encontro do Rio Punaú com o mar. O Rio Punaú também divide as praias de Zumbi e Pititinga.
As principais características do local são as belas paisagens, com coqueirais e dunas, além do banho de mar, de rio, passeios de caiaque, a cavalo e a prática de "esquibunda".
Os visitantes têm a oportunidade de tomar banho no Rio Punaú e no mar e, caminhar nas dunas.
Um dos principais destinos do litoral norte, seu charme começa pelo próprio nome, Gostoso. A enseada, que começa na Ponta do Santo Cristo, tem um denso coqueiral que contorna as praias da Xepa e Maceió, num cenário que transmite leveza e tranqüilidade.
No final dessa enseada, um conjunto de falésias, conhecido como Tourinhos, completa a paisagem.
A Ponta do Santo Cristo, localizada na Praia do Marco, tem um significado histórico para o município, remetendo à primeira expedição de Gaspar de Lemos em 1501.
No folclore, há manifestações de Bumba-meu-boi, Capelinha e Pastoril.
Aproveite das ótimas condições para o velejo de windsurf e kitesurf.
É um espetáculo imperdível – o silêncio e a paz entre o rio e o mar envolvem Galinhos num clima completamente místico. A pequena península está localizada no litoral norte do Estado, a 166 quilômetros da capital. O acesso é feito de barco e leva cerca de 20 minutos de travessia.
Com suas salinas naturais, formando verdadeiras pirâmides, os demais atrativos turísticos ficam por conta da natureza: as praias de Galinhos, do Farol e Galos. Sol e mar é o que o município oferece com charme.
Alugar um barco e percorrer toda a enseada é indispensável e seduz qualquer visitante.
Nomeado Costa Branca por ter uma enorme quantidade de sal encontrada na região, está no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, fronteira com o Ceará.
Além da grande produção de sal e a extração de petróleo no mar e na terra, destaca-se ainda pela prática de ecoturismo e do turismo de esporte e aventura.
Na região da Costa Branca, podemos dizer que o sertão encontra o mar, com a paisagem também marcada por vegetação típica como a caatinga, jegues e cabras, espalhados ao longo de grandes enseadas de praias abertas e ainda selvagens, repletas de fazendas e sítios a beira-mar.
Um casarão de 1911, totalmente restaurado e, em 2001 virou abrigo de artes e artistas em Natal. O Espaço Cultural Casa da Ribeira, formada pela Sala Cosern de Teatro, com 160 lugares, a Sala Arte Contemporânea e um Café cultural.
Um projeto criado e executado totalmente independente pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare com o apoio da iniciativa privada, para dar espaço a todas as formas de manifestações artísticas.
A Casa da Ribeira valoriza as temporadas de grupos locais e tem uma duração média de 45 dias nas suas exposições de artes visuais. A Casa também traz grupos e artistas de fora em um espaço tecnicamente bem equipado, com tratamento acústico e o conforto necessário para satisfazer o público mais exigente.
O Teatro Alberto Maranhão é monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte.
Conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século passado, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da platéia.
É o mais antigo teatro da cidade. Reúne peças e apresentações locais e vindas de outras partes do país e do mundo.
A Capitania das Artes é um prédio estilo neoclássico; antiga Capitania do Porto, foi reformada há 15 anos , hoje funciona como centro cultural, administrado pela prefeitura da cidade.
Abriga artesanato, palco para shows e possui auditórios para eventos e convenções. Lá é possível encontrar manifestações de artistas que realizam grandes exposições de pintura, esculturas e objetos de arte, além da bela vista para o rio Potengi.
Museu Café Filho ou de Cultura Popular, foi construído em 1820 no estilo colonial.
Possui um acervo que abriga algumas relíquias históricas, fotografias, móveis antigos, indumentárias, instrumentos e literatura de cordel.
Criado em 1988 no interior da igreja Santo Antônio, é inspirado nos séculos XVII e XX; seu acervo possui pinturas, alfaias, oratórios, ourivesaria, indumentárias e objetos de prata utilizados nos cultos religiosos.
Memorial Câmara Cascudo é uma homenagem a Luís da Câmara Cascudo, homem mais notável da literatura do Rio Grande do Norte. Tem o propósito de preservar e divulgar a vida do artista.
Sua biblioteca possui mais de 10 mil volumes com diversos trabalhos sobre folclore, religião, História, biografias e romances. Lá, é possível encontrar obras do início do século passado e livros em diversos idiomas; em sua grande parte, são anotações de próprio punho de Cascudo e dedicatórias dos autores.
Além dos livros, encontram-se ainda as correspondências de Cascudo com diversos intelectuais como Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Carlos Drummond e Gilberto Freyre.
Situada no bairro mais antigo de Natal - Ribeira, a Rua Chile é basicamente formada de prédios antigos que foram construídos com intuito de abrigar armazéns para guardar mercadorias produzidas na região para exportação, pois é lá onde estão localizados o porto e a central ferroviária natalense.
A Rua abrigou também a antiga casa de Câmara Cascudo e o Palácio do Governo.
Atualmente, com prédios restaurados, conta com casas noturnas, bares, pizzaria e música ao vivo. Abriga também comércios, clubes de remo, a casa de ensaios do Teatro Alberto Maranhão e o ateliêr do renomado fotógrafo potiguar Giovanni Sérgio.
É popularmente conhecida por Igreja do Galo, por ter em seu cume um galo metálico trazido da França.
A Igreja e Convento Santo Antônio são outras preciosidades arquitetônicas da capital potiguar.
Inaugurada no dia 21 de novembro de 1988, a Catedral Metropolitana de Natal é dedicada a Nossa Senhora da Apresentação.
A planta da Catedral Metropolitana possui forma trapezoidal, tendo dois pavimentos: a nave, um vão único, onde acontecem as celebrações litúrgicas e o subsolo, o Centro Pastoral Pio X, onde funciona o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Reitoria da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais.